Umectação

Fala galera beleza?!
Seguindo a nossa linha de cronograma capilar, hoje eu vim falar com vocês sobre umectação, pra você que sempre tem dúvidas de quando fazer, pra que serve, em que etapa do cronograma ela entra,vem comigo saber mais sobre ela.

A umectação é a fase em que a gente umedece os fios com óleo, ou seja quando passamos óleo em todo cabelo, exceto na raiz! Mas por quê não na raiz?
A raiz de um cabelo cacheado já possui a oleosidade natural dele, a exceções? Claro sempre! Porém em geral cabelos cacheados tende a ser oleosos na raiz e secos no comprimento, (por conta da forma dos fios, a forma espiral) então é aí que entra essa etapa de umectação.

Mas se o cronograma é composto por HNR (hidratação, nutrição e reconstrução) onde entra essa tal umectação?

A umectação vai entrar na etapa de reconstrução! É simples de entender, a reconstrução é fase em que o cabelo precisa de proteínas e nutrientes que devolvam “vida aos fios”, ou seja aquela fase que nosso cabelo tá o “bagaço da laranja”.

Sabe aquele descolorante que tirou toda definição, esticou, e ressecou seus cachos?! Então é aí que entra a reconstrução e com ela a umectação que é um dos processos pra você reconstruir os fios.
Existem algumas formas de fazer umectação nos fios,mas eu vou falar das duas mais usadas.
– umectação noturna: Ela consiste em você passar o óleo 100% vegetal no cumprimento dos seus fios secos (eu geralmente não faço com cabelo úmido) e deixar agir de um dia para outro.
– Umectação de 20 a 40 minutos ( diurna): Consiste em antes ou depois do banho com os cabelos úmidos pra secos ou também secos, aplicar o óleo 100% vegetal e deixar agir ali por 20 ou até 40 minutos nos fios.

Vale lembrar que você pode fazer a umectação da melhor maneira pra você e seu cabelo. Há quem faça com ele seco, já outra fazem com ele úmido, cabelo limpo ou sujo, isso é individual de cada pessoa, meu conselho é: teste de todas formas e vai anotando como seu cabelo reagiu a cada uma, eu fiz assim e funcionou.Mas lembrando que óleo tem que ser 100% vegetal, ou seja óleo puro e o ideal é que você faça uma ou duas vez no mês a umectação ou de acordo com a necessidade dos seus fios.


Mas porquê não posso usar óleo mineral?
Óleos minerais contém propriedades que vão dar o efeito contrário aos cachos, eles ressecam os fios e ao invés de selar as cutículas e fazem um “capa” no cabelo impedindo que os nutrientes necessários penetrem nos fios.

Produtos que eu posso usar na umectação:
Como eu havia dito prefira sempre os óleos 100% vegetais, você também pode fazer com:
– Maionese aquela que sua mãe ou você mesma usa em casa!
– Óleo de coco,óleo de rícino, azeita extra virgem, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva…E por aí vai!

Qual produto eu estou usado no momento para fazer a minha umectação:
Eu estou usando a maionese da linha do te cacho da Salon Line mais o óleo coco puríssimo também da linha tô de cacho. O resultado como vocês podem ver é um cabelo com brilho, hidratação e definição, você pode usar o produto que você tiver em casa, ou comprar esses dois aí que são MARAVILHOSOS!
No próximo post eu vou mostrar como eu faço a umectação com eles.
Por hoje é só galera, espero que vocês tenham gostado do post de hoje, um beijo e até a próxima.

17426385_10212224591394662_6727475137159704289_n

SE INSCREVA NO CANAL

SIGA NO INSTAGRAM

FAN PAGE

Última postagem do blog:

https://blogcachosdefabs.wordpress.com/2017/03/17/a-hidratacao-que-voce-respeita/

Deixe um comentário

